Implantançao do Polo do IFMA em Matões do Norte Tem Importante Participação do Vereador Joaquim da Agriculrtura Junto a Instituição (IFMA) e Prefeitura Municipal

Matões do Norte foi contemplado com a implantação de um polo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia IFMA, que irá oferecer na forma subsequente o total de 100 vagas para o curso de técnico em Agropecuária com durabilidade de dois anos.

O processo de implantação do polo, ocorreu mediante Articulação do do vereador Joaquim da Agricultura e do Atual Secretário de Agricultura do Município Jhonata Sousa, ambos com formação Agrícola pelo IFMA, que juntamente solicitaram ao gestor Municipal Padre Domingos a possibilidade da Implantação de um Polo da Instituição. O prefeito Domingos prontamente contatou a Direção Geral do IFMA na pessoa da Drª Lucimeire Amorim Castro, Diretora Geral do Campus Maracanã, que prontamente atendeu a solicitação do gestor municipal acompanhado de sua equipe técnica mediante assinatura de termo de parceria entre as instituições, o que eleva o município o Município de Matões do Norte a um patamar de destaque na valorização da educação profissional dos munícipes, o que vai impactar de forma direta os índices educacionais do município.

O Curso Técnico em Agropecuária a Distancia, vêm preencher uma lacuna existente na educação profissional, possibilitando a certificação de jovens e adultos dos Municípios-polos do interior do Estado, valorizando dessa forma os arranjos produtivos locais e priorizando os agricultores das Casas de Família Agricola, Quilombolas, Pontos de Assentamentos P.A, Associações Rurais, Ribeirinhos, Movimentos sociais e outros que não puderem ser atendidos com Cursos Presenciais.

A seleção dos candidatos e meio de ingresso ao curso de Técnico em Agropecuária aconteceu mediante processo seletivo simplificado com provas de português e matemática. As provas foram realizadas no último dia 27 de Maio e o resultado preliminar foi divulgado no último dia 06 de junho, confirmando a implantação do curso. Os aprovados deverão fazer as suas inscrições de 08 a 13 de junho no Prédio da Biblioteca indústria do conhecimento, (mesmo local onde foi realizado as inscrições do seletivo) para para a garantia da inclusão no curso.

O vereador Joaquim da Agricultura acrescentou que acompanhar esse processo é um compromisso particular com os agricultores e afirmou que esta é mais uma das conquistas do povo nortematoense, não apenas da gestão, do secretário, do gestor municipal ou vereador, essa é a vitória do povo nortematoense!